segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sudão: presidente aceita separação do Sul.



Sudão: presidente aceita separação do Sul do país

O presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, diz que irá aceitar o resultado do referendo realizado no Sul do país e que deverá ditar a separação desta região do resto do país.

Este anúncio por parte do chefe de Estado surge horas antes dos resultados finais oficiais serem conhecidos, mas numa altura é que é já sabida a esmagadora vitória do «sim» na consulta popular, que recebeu 99 por cento dos votos.

«Os resultados finais do referendo são conhecidos e ditam a secessão e vou respeitar o resultado final», disse al-Bashir aos jornalistas em Cartum, segundo cita a agência Reuters.

O presidente salientou ainda: «Hoje vou anunciar em frente ao mundo inteiro a nossa aceitação e respeito pela escolha do povo do Sul».

De acordo com a Reuters, a declaração da independência do Sul do Sudão poderá acontecer a 9 de Julho e deverá receber o reconhecimento dos EUA, da União Europeia assim como da União Africana.

A realização deste referendo, que decorreu ao longo de uma semana em Janeiro, estava prevista nos acordos de paz assinados em 2005, após duas décadas de guerra civil.

A região do Sul, onde maior parte da população é cristã, representa cerca de um quarto do maior país africano.

Já fecharam as urnas no Sul do Sudão
Inserido em 15-01-2011 19:29



Mais de 80% dos quatro milhões de eleitores inscritos participaram na votação.

As urnas de voto do referendo sobre a independência do Sul do Sudão já encerraram, anunciou a comissão que organizou a votação.

Mais de 80% dos quatro milhões de eleitores inscritos participaram na votação, que começou a 9 de Janeiro e durou uma semana. Este referendo destina-se a determinar se o Sul do país, maioritariamente cristão e animista, se separa do Norte, muçulmano.

"Não haverá prolongamento da votação", indicou um responsável da comissão eleitoral.

As duas partes terminaram em 2005 uma guerra civil, que durou 23 anos, com um acordo de paz que previa este referendo.

Os resultados definitivos do referendo são esperados a partir do final de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.