quarta-feira, 14 de março de 2012
Obama e Cameron planejam mudar papel da missão no Afeganistão
Líderes dos Estados Unidos e do Reino Unido detalharam, nesta quarta-feira, planos de mudar o papel da missão no Afeganistão para um perfil mais voltado ao suporte e consultoria. A ideia é que tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) passem a dar suporte para forças de segurança afegãs a partir de 2013, e a segurança do país passe para mãos afegãs em 2014.
Visita: Obama e Cameron assistem à partida de basquete em Ohio, nos EUA
Em reunião com o presidente americano, Barack Obama, o premiê britânico, David Cameron, disse que a missão no Afeganistão está nas fases finais. “Não vamos desistir da missão porque o Afeganistão nunca mais deve ser um paraíso para a Al-Qaeda lançar ataques contra nós. (...) Agora estamos nas fases finais da nossa missão militar”.
Obama e Cameron passam em revista às tropas em cerimônia de chegada à Casa Branca
Obama deu apoio para a mudança de perfil da missão, mas disse que o plano de passar gradualmente a segurança e as forças do país para as mãos afegãs permanece. O presidente americano voltou a ressaltar que não haverá “mudanças imediatas” no plano já traçado para trazer as forças ocidentais de volta para casa.
EUA e Reino Unido são os países com mais soldados na coalizão internacional do Afeganistão, que chega ao 11º ano de guerra. EUA, Reino Unido e as forças da Otan concordaram em manter as tropas no país até 2014, quando o presidente afegão, Hamid Karzai, sai do cargo.
A reunião entre Obama e Cameron ocorre antes da cúpula da Otan em Chicago, em maio, quando espera-se a confirmação sobre a data de retirada das forças ocidentais. "Na cúpula da Otan em minha cidade-natal de Chicago, vamos determinar a próxima fase da transição”, disse Obama.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO. |
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário