A Honda Motor teve lucro trimestral acima do previsto e elevou as estimativas para o fechado do ano em mais de um terço, enquanto a terceira maior montadora do Japão se recupera da forte escassez de componentes ocasionada pelo terremoto no Japão em março.
A companhia apresentou nesta segunda-feira uma queda de 90 por cento no lucro do último trimestre, contrariando a expectativa de prejuízo, após sofrer a maior queda de produção já vista por uma montadora desde o desastre, decorrente principalmente do atraso na entrega de peças.
A escassez coincidiu com a reformulação do modelo Civic no relevante mercado norte-americano, onde as vendas do veículo caíram em um terço em junho.
A Honda espera agora aumentar a produção entre julho e setembro em relação a junho, com a melhora do fornecimento de peças. A companhia aumentou sua previsão de vendas anuais em 135 mil veículos, para 3,435 milhões de unidades.
De abril a junho, o lucro operacional da Honda somou 22,58 bilhões de ienes (292,5 milhões de dólares), melhor que a estimativa média do mercado, de prejuízo de 67 bilhões de ienes, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
O resultado foi impulsionado por um salto de 43 por cento nos ganhos da unidade de motocicletas e lucro maior que o esperado nas operações financeiras.
Já o lucro líquido do período, que inclui ganhos na China, foi de 31,8 bilhões de ienes, queda anual de 88 por cento, enquanto a receita caiu 27 por cento, para 1,715 trilhão de ienes.
Para o ano que encerra em março de 2012, a Honda prevê lucro operacional de 270 bilhões de ienes, ou 35 por cento acima da previsão anterior de 200 bilhões. Uma pesquisa com 21 analistas projetava lucro anual de 407,7 bilhões de ienes.
A expectativa da montadora para lucro líquido anual aumentou de 195 bilhões para 230 bilhões de ienes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário