quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ministra das Finanças francesa declara-se candidata à direcção do FMI


A ministra da Economia, Finanças e Indústria francesa, Christine Lagarde, declarou-se, hoje, candidata à direção do Fundo Monetário Internacional (FMI). A candidatura de Lagarde surge na sequência de demissão de Dominique Strauss-Kahn, acusado de tentativa de violação e detido em Nova Iorque. Lagarde recebeu, hoje, o apoio do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

A França procurará o apoio do G8, na quinta-feira e na sexta-feira, em Deauville (noroeste), para esta candidatura, mas já vários dirigentes de países-membros da UE mostraram o seu apoio, nomeadamente a chanceler alemã, Angela Merkel.

No último dia para apresentação de candidaturas à direção do FMI, 10 de junho, o Tribunal de Justiça da República Francesa deverá pronunciar-se se abre ou não um inquérito contra Lagarde por abuso de autoridade no caso do empresário Bernard Tapie.

Sobre este caso, Lagarde disse na conferência de imprensa de hoje que está inocente.

"Estou totalmente confiante face a este processo porque tenho a minha consicência tranquila. Agi de acordo com o interesse do Estado e em respeito pela lei", referiu.

Em 2007, a ministra aprovou o recurso a um tribunal privado para resolver o contencioso entre Tapie e os liquidatários do Crédit Lyonnais, antigo banco público francês, em torno da venda litigiosa da empresa de artigos desportivos Adidas.

O tribunal arbitral decidiu, em julho de 2008, que Tapie deveria receber mais de 200 milhões de euros do Estado francês.

Os factos que podem vir a ser imputados à ministra são passíveis de condenação a cinco anos de prisão e 75 mil euros de multa.
Últimas

11:42 Jovem que colocou vídeo na Internet tem antecedentes criminais, mãe da rapariga espancada apresentou queixa
11:18 Remessas dos emigrantes são "vitais para a liquidez de Portugal"
11:26 Ministra das Finanças francesa declara-se candidata à direcção do FMI
11:13 “Mango”, próxima versão do Windows Phone
11:09 Barack e Michele Obama recebidos pela rainha Isabel II em banquete no Palácio de Buckingham

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.