Para atender a brasileiros no Japão, o Itamaraty vai montar um consulado itinerante na região de Fukushima, uma das áreas mais atingidas pela tragédia. Em Brasília, foi criado um serviço telefônico que facilita o contato dos dekasseguis - imigrantes brasileiros no Japão - com as famílias no Brasil.
É no Ministério das Relações Exteriores que funciona a central de atendimento para familiares de brasileiros em busca de informações de parentes no Japão. Mais de quatro mil contatos por telefone e e-mail foram feitos desde a última sexta feira.
O volante Fabinho, ex-Corinthians, Santos e Cruzeiro, que vive em Yokohama, contou em entrevista à Rádio Bandeirantes o drama que está vivendo com a mulher e os filhos. Yokohama fica perto de Sendai, um dos locais mais afetados pelos terremotos e pelo tsunami.
"Você vai no mercado, a água você não acha mais, o estoque das coisas assim acabando. Meu filho tem três anos, estava dormindo na hora, à tarde, e a minha filha já tem mais discernimento das coisas, tem nove anos, então ela ficou muito assustada. Foi uma coisa feia, minha esposa está bem assustada”
O governo brasileiro não definiu ainda nenhum esquema especial para ajudar as vítimas do maior desastre natural da história do Japão. Mas funcionários dos consulados e da embaixada em Tóquio estão a caminho das áreas mais afetadas para atender a comunidade brasileira na região.
Um consulado itinerante em Fukushima vai prestar atendimento consular e também distribuir itens de primeira necessidade, como água e medicamentos.
Contatos
Quem precisar de ajuda para localizar conhecidos na ilha pode ligar para os telefones (61) 3411-6456, (61) 3411-6752, (61) 3411-6753, (61) 6411-8804 ou entrar em contato através do email dac@itamaraty.gov.br.
A Embaixada do Brasil em Tóquio também divulgou e-mail e telefone para que os brasileiros residentes no Japão possam entrar em contato.As informações podem ser fornecidas ou solicitadas pelo email comunidade@brasemb.or.jp e pelo telefone 813 3404-5211.
Recomendar!
ENVIE PARA UM AMIGO
NOME AMIGO
EMAIL EMAIL DO AMIGO
Compartilhe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário