terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir situação na Líbia


Caberá ao conselho definir uma zona livre no espaço aéreo líbio, afirma o secretário Ban Ki-moon.

Da Redação, com agências

Nova York – O Conselho de Segurança das Nações Unidas marcou extraordinariamente para hoje (22) uma reunião com o objetivo de discutir o agravamento da situação política na Líbia e em outros países do Norte da África e do Oriente Médio.

A informação foi confirmada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. Segundo ele, caberá ao conselho definir uma zona livre no espaço aéreo líbio.

O chefe de Estado da Líbia, Muammar Kadhafi, apareceu segunda-feira na televisão estatal para numa breve declaração dizer que não fugiu para a Venezuela e pedir aos que o ouviam para não acreditarem nos canais de televisão.

"Quero mostrar que estou em Tripoli e não na Venezuela. Não acreditem nos canais de televisão que pertencem a cães", afirmou Muammar Kadhafi, na sua primeira aparição na televisão estatal líbia desde o início dos protestos no país.

Numa aparição que demorou cerca de 20 segundos e que terá sido feita a parte de sua casa, Kadhafi, que apareceu a segurar um chapéu-de-chuva, disse que pretendia "dizer alguma alguma coisa aos jovens na Praça Verde [de Tripoli] e ficar com eles até tarde, mas começou a chover".

Antes, a televisão estatal líbia tinha dito que estavam a decorrer manifestações pró-governamentais nesta praça do centro de Tripoli.

Confrontos na capital da Líbia nesta segunda-feira entre manifestantes da oposição ao governo de Muammar Kadhafi e as forças de segurança deixaram 160 pessoas mortas, informou a emissora de TV Al Arabiya, citando testemunhas.

O canal árabe por satélite divulgou o número em um rápido boletim de notícias, sem fornecer mais detalhes.

Nos últimos dias, os protestos contra o governo do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, passaram a ser reprimidos com violência pelas autoridades, segundo relatos. Há suspeitas de que bairros da capital, Trípoli, e de Benghazi, uma das principais cidades do país, tenham sofrido bombardeios intensos.

Organizações não governamentais informaram que o número de mortos na Líbia pode chegar a 400. A comunicação, por telefone, no país está difícil. Muitas ligações para telefones fixos e móveis não completam a chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.