Luanda – Um Acordo Geral de Cooperação e um memorando de entendimento sobre consultas políticas entre Angola e o Japão foram assinados, segunda-feira (21), em Tóquio, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e o seu homólogo nipónico, Meiji Maehara.
Segundo uma nota da embaixada de Angola no Japão, a assinatura dos referidos documentos insere-se na visita oficial de dois dias que o ministro angolano conclui hoje, no âmbito da segunda etapa de uma digressão que Georges Chikoti efectua à Ásia, iniciado na Índia e que termina em Singapura, passando pela Malásia.
Durante a sua estada no Japão, o chefe da diplomacia angolana ,emntém encontros com a presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Sadako Ogata, com o secretário-geral do Partido Democrático do Japão (PDJ), formação política no poder, e com o presidente da Associação de Amizade Parlamentar Japão-União Africana, Yoshiro Mori, ex- primeiro-ministro japonês.
Constam igualmente do programa, encontros com o director do Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC) e com a Comissão para a África sub-sahariana da Nippon Keindanren (Federação Económica do Japão).
Ainda em Tóquio, o ministro angolano das Relações Exteriores deverá visitar os estúdios centrais da Cadeia de Televisão Pública do Japão (NHK), que nos últimos três meses exibiu vários programas sobre a nova fase de reconstrução de Angola.
Uma entrevista ao Asahi Shimbun, o segundo maior jornal do Japão, com uma tiragem de oito milhões de exemplares por dia, e visitas aos templos Kyomizu e Kinkakuji, na cidade de Kyoto, antiga capital do Japão, envolvem o programa da estadia do ministro Georges Chikoti a este país asiático, a terceira maior economia do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário