As ações do Twitter abriram o pregão negociadas a US$ 45,10, alta de 73% do preço da oferta inicial
O Twitter estreou nesta quinta-feira na Bolsa de Valores
de Nova York, em uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês)
de 70 milhões de ações a US$ 26 cada uma. Uma menina de nove anos foi a
responsável pela cerimônia de tocar o sino, ato que marcou a estreia do
Twitter na Bolsa de Nova York com o símbolo TWTR. A pequena Vivienne
Harr, juntamente com o ator de Star Trek Patrick Stewart e uma
oficial do Departamento de Polícia de Boston forma o responsáveis pela
cerimônia. Jack Dorsey, Evan Williams e Dick Costolo, fundadores da
companhia, estavam presentes no pregão.
As ações do Twitter abriram o pregão negociadas a US$ 45,10, alta de 73% do preço da oferta inicial.
Logo após a abertura da bolsa, segundo o Wall Street Journal, corretores
estavam otimistas sobre o IPO doTwitter, pois uma estreia com bom
desempenho de uma empresa que muitos jovens usam diariamente inspira uma
nova geração de investidores individuais para negociar ações.
Empresa | Ano | Valor captado |
Yahoo! | 1996 | US$ 34 milhões |
Amazon | 1997 | US$ 54 milhões |
Microsoft | 1986 | US$ 59 milhões |
Ebay | 1998 | US$ 63 milhões |
Apple | 1980 | US$ 101 milhões |
2011 | US$ 353 milhões | |
Groupon | 2011 | US$ 700 milhões |
Zynga | 2011 | US$ 1 bilhão |
2004 | US$ 1,67 bilhão | |
2013 | US$ 1,82 bilhão | |
2012 | US$ 16 bilhões |
As fontes disseram que 10
investidores institucionais abocanharam 50% da oferta, com cerca de 750
ficando com menos de 10 mil ações.
O foco se voltou para o primeiro dia de negociação dos papéis, com analistas esperando um pequeno avanço na cotação.
Mesmo se o preço das ações subir, o Twitter deve
protagonizar uma oferta mais cautelosa que a do Facebook, que elevou
tanto o preço quanto o número de ações ofertadas antes do IPO, apenas
para ver a cotação cair substancialmente depois da ação começar a ser
negociada. O preço-alvo para as ações do Twitter em 12 meses varia de US$ 29 a 54.
O IPO avalia o Twitter em US$ 14,1 bilhões de dólares,
com o potencial de alcançar US$ 14,4 bilhões se os subscritores
exercerem uma opção de compra adicional. Caso isso aconteça, como é
esperado, o Twitter pode levantar US$ 2,1 bilhões, fazendo da oferta a
segunda maior relacionada à Internet nos Estados Unidos, atrás do IPO de
US$ 16 bilhões do Facebook e à frente do IPO do Google, em 2004, de
acordo com dados da Thomson Reuters.
Com informações do Bussiness Insider, Wall Street Journal e Agência Reuters
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