quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cinco dias após tufão, cidade das Filipinas parece zona de guerra

Corpos permanecem nas ruas de Tacloban e crescem casos de saques por causa da falta de água e comida

BBC
Cinco dias após a passagem do tufão Haiyan, as ruas de Tacloban, a cidade filipina mais afetada, parecem uma zona de guerra.
Conheça a nova home do Último Segundo
Corpos de vítimas permanecem nas ruas em meio aos escombros de casas derrubadas pelo vento. Falta comida e água e crescem os casos de saques a lojas e supermercados.
2,5 mil mortos: Presidente reduz estimativa de mortos por passagem de tufão
O congressista local Martin Romualdez disse à BBC que a tempestade provocou devastação na cidade. Segundo ele, os moradores da região estão "perdendo a esperança".
Assista ao vídeo:

O Haiyan, que provocou ventos de mais de 200 km/h foi considerado um dos tufões mais fortes da história. Inicialmente se estimou que até 10 mil pessoas tivessem morrido somente em Tacloban, mas o presidente do país, Benigno Aquino, disse que o número pode ter sido exagerado e afirmou que o total de mortos não deve passar de 2,5 mil.
R$ 701 milhões: ONU lança apelo por ajuda a sobreviventes de tufão
Segunda-feira: Filipinos imploram por ajuda após tufão Haiyan
Vídeo: Fome e sede ameaçam sobreviventes de tufão nas Filipinas
Segundo a ONU, mais de 11 milhões foram afetados pelo tufão, e quase 700 mil estão desabrigados.
Urgência
Martin Romualdez pediu urgência nos esforços de resgate e recuperação, tanto das autoridades locais quanto de organizações internacionais que estão chegando ao país.
Ele diz que muitos alimentos, remédios e equipamentos têm chegado à região como ajuda humanitária, mas as dificuldades de distribuição têm feito com que muitas pessoas necessitadas não recebam essa ajuda.
Medo do futuro: Sobreviventes de tufão relatam momentos de horror
Estimativa: Tufão Haiyan pode ter matado mais de 10 mil nas Filipinas
Imagens: Vídeo mostra supertufão que arrasou as Filipinas
Segundo Romualdez, há um crescente sentimento de desespero e desesperança entre os sobreviventes, que tentam deixar a cidade para trás a todo custo.
O congressista disse que algumas áreas foram completamente destruídas e comparou a destruição à explosão de uma bomba atômica. Para ele, ninguém poderia ter imaginado a dimensão e a força de destruição do supertufão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.