A expectativa de que policiais federais em greve fariam protestos, nesta sexta-feira, durante o desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi frustrada.
Por ironia, os policiais que desfilaram nas oito viaturas e o esquadrão antibomba cumprimentaram a presidente Dilma Rousseff e as autoridades com "tchauzinhos amistosos", quebrando o protocolo militar, que não permite manifestações do gênero.
A PF (Polícia Federal) desfilou com oito viaturas, um esquadrão antibomba e um caminhão tático. Por dois momentos, Dilma retribuiu os cumprimentos.
A greve da PF começou no dia 7 de agosto e agentes, escrivães e papiloscopistas da polícia estão parados. A categoria não aceitou o reajuste de 15,8% oferecido pelo governo e promete só encerrar a mobilização após uma reestruturação da carreira.
Desfile
A presidente chegou à Esplanada dos Ministérios por volta das 9h desta sexta-feira (7) para o desfile de 7 de Setembro. Dilma foi recebida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) e, como no ano passado, está acompanhada da filha, Paula e do neto, Gabriel, que completa dois anos no próximo domingo (9).
Dilma foi muito aplaudida pelo público ao chegar à Esplanada no Rolls Royce presidencial.
Após a chegada da presidente, a judoca Sarah Menezes, primeira mulher brasileira a conseguir uma medalha de ouro no judô em Olimpíadas, desfilou na Esplanada carregando o fogo simbólico da Pátria. A Esquadrilha da Fumaça encerrou a cerimônia.