terça-feira, 20 de março de 2012
Forte terremoto atinge a capital e o sul do México
Em Acapulco, o tremor chegou a 7,9 graus, espalhando pânico nas ruas
Moradores da Cidade do México foram para as ruas na tentativa de se proteger do tremor
Moradores da Cidade do México foram para as ruas na tentativa de se proteger do tremor (Alex Cruz/EFE)
Mapa mostra epicentro do terremoto no México
Um forte terremoto atingiu nesta terça-feira a Cidade do México e o sul do país. Inicialmente, o tremor - que durou ao menos cinco minutos - foi registrado com magnitude 7,9, depois rebaixada para 7,6 e, por fim, alterada para 7,8 pelo instituto sismológico dos Estados Unidos (USGS). Réplicas de 5,1 graus começaram a ser sentidas alguns minutos depois. Na cidade turística de Acapulco, os sismos chegaram a 7,9 na escala Richter.
O epicentro foi localizado a 17,5 quilômetros de profundidade e a 25 quilômetros da cidade de Ometepec, no estado de Guerrero. Segundo o Instituto Sismológico do México, milhares de pessoas tiveram de evacuar edifícios e residências. Cenas de pânico dominaram as ruas, as linhas telefônicas entraram em colapso e algumas construções sofreram danos nos bairros mais antigos.
No estado de Oaxaca, no sul do país, as autoridades reportaram danos materiais como vidros quebrados em prédios - que devem agora passar por revisões antes de serem ocupados novamente. A Cruz Vermelha mexicana reiterou que não ocorreram danos maiores e que a maioria dos atendimentos à população ocorre em decorrência de crises nervosas. "Há pessoas que entraram em pânico, que tiveram crises nervosas, mas foram poucas", disse Jorge, funcionário do Banco do México e brigadista, um dos responsáveis pelo atendimento destes casos.
AFP
Pessoas na rua após terremoto na Cidade do México
Tremor deixou as pessoas em pânico
Depoimentos - "Eu tenho problema de pressão, parecia que ia desmaiar", disse Rosa María López Velázquez, de 62 anos, logo após abandonar um centro comercial na Cidade do México. "Foi muito forte. E a maior parte dos edifícios tremeu, obrigando a evacuação", conta Salomón Kaufman, que presenciou o fenômeno em Acapulco.
O prefeito de Cidade do México, Marcelo Ebrard, informou pelo Twitter que não haviam danos aparentes sobre a capital e que o abastecimento de água das cidades metropolitanas funcionavam normalmente. Humberto Calvo, do serviço de proteção civil de Guerrero, disse que não houve danos em Acapulco, mas alertou: "Pode ter havido problemas em algumas áreas entre (os estados de) Guerrero e Oaxaca. Estamos checando".
O presidente mexicano, Felipe Calderón, também usou o Twitter para acalmar a população. "Não foram reportados, até o momento, danos graves (provocados) pelo sismo", escreveu, afirmando que o sistema de saúde e de energia elétrica da capital já voltaram ao normal.
Histórico - Segundo dados oficiais e de organizações de resgate, o terremoto desta terça foi um dos mais fortes a sacudir a Cidade do México desde 1985, quando um sismo de 8,1 graus deixou entre 6.000 e 30.000 mortos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO. |
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário