domingo, 18 de março de 2012
Ex-diretor de inteligência da Líbia é detido na Mauritânia
O ex-diretor de inteligência militar líbio do regime de Muamar Kadafi, Abdullah al-Senussi, foi detido na sexta-feira à noite no aeroporto de Nouakchott, capital da Mauritânia.
Pós-Kadafi: Líder interino da Líbia ameaça usar a força para impedir divisão do país
Foto de agosto mostra Senussi em hotel em Trípoli, capital da Líbia
Considerado o braço direito de Kadafi, Senussi chegou em voo que saiu de Casablanca, no Marrocos, por volta da meia-noite (21h de Brasília) e viajava com passaporte malinês, segundo fontes de segurança.
Senussi era buscado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) desde 27 de junho, quando o órgao internacional emitiu um mandado de prisão contra ele por crimes de lesa-humanidade cometidos na Líbia desde fevereito de 2011, durante as revoltas contra forças leais a Kadafi.
De acordo com o texto do mandado, Senussi teria sido o "executor indireto" dos crimes, os quais foram cometidos sob sua responsabilidade de comando "especialmente em Benghazi, entre 15 e 20 de fevereiro de 2011".
O TPI emitiu a mesma ordem de prisão contra o filho de Muamar Kadafi, Saif al-Islam. Em novembro, as autoridades líbias anunciaram que Senussi e Saif haviam sido detidos no sul da Líbia, o que foi desmentido horas depois.
Extradição
Neste sábado, o governo de Trípoli disse que reivindicará à Mauritânia a extradição de Senussi para ser julgado na Líbia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO. |
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário