quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Sarkozy e Merkel se reúnem com primeiro-ministro grego
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, iniciaram nesta quarta-feira (2) uma reunião com o primeiro-ministro grego, George Papandreou, em Cannes, antes da cúpula do G20, para discutir uma saída para a crise da Grécia. A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, também participa do encontro.
Sarkozy e Merkel se reúnem com primeiro-ministro grego (Foto: Reuters)Sarkozy e Merkel se reúnem com primeiro-ministro grego Papandreou (Foto: Reuters)
Papendreou desembarcou nesta quarta-feira em Cannes, após ter sido convocado para uma conversa de emergência com Sarkozy e Merkel para dar explicações sobre a realização de referendo em seu país que colocou em risco a ajuda europeia.
França e Alemanha devem pressionar Papandreou por uma maior clareza na proposta do referendo e pela rápida aplicação de medidas para combater a crise da dívida da zona do euro.
A decisão do primeiro-ministro grego de convocar um referendo sobre o plano de ajuda, trabalhosamente acordado em Bruxelas na quinta-feira passada para tratar de resolver o problema da dívida grega, criou enormes tensões nos mercados e trouxe descontentamento aos membros da zona do euro.
saiba mais
'Plano é única maneira de resolver dívida da Grécia', diz Sarkozy
Lagarde diz ver determinação de líderes em resolver crise na UE
Bolsas europeias fecham em alta com expectativa por Grécia
"Este anúncio pegou a Europa inteira de surpresa", disse mais cedo Sarkozy. "O plano ... é a única maneira de resolver o problema da dívida da Grécia."
A dupla franco-alemã primeiro se reuniu com diretores de instituições da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quarta-feira para discutir como limitar os danos da medida grega e pressionar para um resultado rápido.
Merkel sublinhou o mesmo tom de exasperação e impaciência. "Concordamos com um plano para a Grécia na semana passada. Queremos colocá-lo em prática, mas para isso precisamos de clareza, e o encontro desta noite deve ajudar exatamente com isso", declarou.
Lagarde classificou o referendo como um "soluço" nos esforços para resolver a crise de dívida da zona do euro. Mas, segundo ela, ainda há esperanças de uma recuperação econômica global através de uma ação "corajosa e de cooperação" de líderes mundiais.
Apesar de não estar prevista anteriormente, a crise grega entrou na agenda do G20, que reúne líderes dos vinte países mais poderosos do planeta, que será realizada nesta quinta e sexta-feira em Cannes. Se já estava totalmente tomada pela pauta europeia, agora a reunião de cúpula das maiores economias do mundo ficou travada pela decisão de Papandreou de realizar um referendo sobre o resgate da União Europeia.
Economistas e governos temem que o referendo possa forçar a Grécia a dar default em suas obrigações relativas à dívida e fazer com que a crise engula algumas das maiores economias da Europa.
Atenas deveria receber neste mês uma parcela de 8 bilhões de euros, parte do empréstimo de 110 bilhões de euros de resgate acordado por seus parceiros da UE e pelo FMI no ano passado. Com o anúncio do referendo sobre a ajuda, liberação do empréstimo passa a ser dúvida.
Divisão política
Alguns membros do partido de Papandreou pediram que ele deixe o cargo, acusando-o de pôr em perigo a participação da Grécia na zona do euro com sua decisão surpresa de convocar um referendo, em uma atitude que derrubou o euro e os mercados globais.
'O referendo será uma mensagem clara para dentro e para fora da Grécia sobre nossa história europeia e participação na zona do euro', disse Papandreou em uma reunião de gabinete. 'Ninguém será capaz de duvidar sobre a continuidade da Grécia na zona do euro.'
A expectativa é que o Parlamento grego vote a realização do referendo até sexta-feira. Apesar da expectativa de que o governo consiga a aprovação do voto de confiança, alguns analistas acreditam que o grande teste no Parlamento será o projeto do referendo. Segundo a Constituição grega, o governo precisa de maioria simples no Parlamento, que tem 300 cadeira, ou seja, 151 votos. O Pasok atualmente tem 152 legisladores, mas quatro já se mostraram contra o referendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO. |
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário