terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sanções dos EUA à China podem causar "guerra comercial


O banco central chinês manifestou, esta terça-feira, "profundo desagrado" pelo anunciado projecto de lei norte-americano para punir a alegada "manipulação cambial" da China, e advertiu que o diploma pode suscitar "uma guerra comercial" entre os dois países.

foto JESSICA RINALDI/Reuters
Sanções dos EUA à China podem causar "guerra comercial"


O projecto de lei, aprovado para discussão na segunda-feira pelo senado norte-americano, preconiza a imposição de sanções comerciais à China por considerar que a moeda chinesa, o yuan, está "artificialmente subavaliada"

Se for aprovado, o diploma "poderá afectar gravemente a reforma da política cambial da China e provocar uma guerra comercial entre as duas economias", disse o banco central da China num comunicado citado pela agência noticiosa oficial chinesa.

Estados Unidos e China são as duas maiores economias do undo.

Durante dois anos, até Junho de 2010, o yuan esteve praticamente indexado ao dólar, não acompanhando as flutuações do valor da moeda norte-americana nos mercados internacionais.

Ao longo dos últimos 15 anos, o yuan valorizou-se sete por cento em relação à moeda norte-americana, mas a valorização é considerada insuficiente por alguns sectores políticos e económicos dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.