segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lula começa a tratar câncer e recebe visita de Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira tratamento contra um câncer na laringe e recebeu a visita de sua sucessora, Dilma Rousseff, horas depois de os médicos que o acompanham afirmarem que as chances de cura da doença são "muito boas".

"Eu estive visitando o presidente Lula e saio muito contente, porque achei ele muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que o presidente Lula tem", disse Dilma a jornalistas no Hospital Sírio-Libanês depois de visitar o antecessor.

"Então eu saio daqui certa que, em janeiro, nós veremos o presidente Lula desfilando na Gaviões da Fiel", brincou a presidente, numa referência à escola de samba da torcida do Corinthians, time de Lula, que homenageará o ex-presidente no Carnaval do ano que vem.

Dilma, que antes de ser eleita no ano passado também se submeteu a um tratamento contra um câncer linfático, disse ainda que deu poucas dicas a Lula sobre o combate à doença, pois o ex-presidente estava mais interessado em discutir temas como a reunião do G20, na França, e a crise econômica global.

De acordo com a equipe médica que cuida do ex-presidente, o tumor detectado em sua laringe é localizado e de agressividade média.

"O quadro geral está ótimo. Não tem qualquer outro problema que pudesse piorar o prognóstico ou aumentar os efeitos colaterais. Achamos que as chances de cura são muito boas", disse Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula e que compõe a equipe responsável pelo tratamento.

O ex-presidente, de 66 anos, passou nesta segunda-feira pela primeira de um total de três sessões de quimioterapia para combater a doença e deve ter alta na terça-feira.

As aplicações devem acontecer em um intervalo de 21 dias entre cada uma delas e os médicos pretendem reavaliar o quadro do presidente entre a segunda e a terceira sessão.

Após as sessões de quimioterapia, que devem acontecer até o final deste ano, o presidente também terá de passar por sessões de radioterapia, e o tratamento deve ser concluído em fevereiro de 2012.

"O presidente levará uma vida próxima do normal... Acreditamos que ele não terá nenhuma dificuldade em voltar a uma vida absolutamente normal muito em breve", disse o médico Arthur Katz, que também participa da equipe que acompanha Lula.

SEM SEQUELAS

Os médicos disseram que Lula, que pretende participar da campanha de aliados nas eleições municipais do ano que vem, não deve sofrer sequelas em sua voz por conta da doença. Evitar sequelas na fala do ex-presidente foi um dos motivos que levou a equipe médica a não optar por uma cirurgia.

De acordo com o médico Paulo Hoff, diretor geral do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, o tumor encontrado em Lula é o mais comum em casos de câncer na laringe, doença que tem entre seus principais fatores de risco o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas.

"Diante da escala de agressividade, é um tratamento agressivo. No ex-presidente terá os efeitos colaterais da quimioterapia, incluindo a queda de cabelo", disse Paulo Hoff.

O tipo de câncer diagnosticado no ex-presidente tem entre 7 mil e 8 mil casos registrados por ano no Brasil, de acordo com Hoff.

Após o diagnóstico da doença, o Instituto Cidadania, idealizado pelo ex-presidente, anunciou a suspensão de todas as viagens que ele faria até janeiro do ano que vem para se concentrar no tratamento do câncer.

Desde que deixou a Presidência em 1o de janeiro deste ano, Lula vinha viajando pelo mundo e recebendo prêmios de instituições de ensino. O ex-presidente já havia afirmado que, no ano que vem, tem a intenção de se dedicar às eleições municipais.

Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, completou 66 anos na última quinta-feira. Em janeiro de 2010, quando era presidente, ele chegou a ser levado a um hospital de Recife durante visita à capital pernambucana com um quadro de crise de hipertensão.

Na época, uma fonte do governo disse à Reuters que o então presidente chegou a suspender o consumo de cigarrilhas, que fumava com frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.