segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Anúncio da Grécia derruba bolsas asiáticas e europeias
Mercado teme que próximo pacote de socorro à Grécia não seja liberado e prejudique bancos europeus expostos a títulos do país
As ações dos bancos europeus registravam queda acentuada na manhã desta segunda-feira, após o governo da Grécia anunciar que não conseguirá cumprir as metas estabelecidas para o déficit neste ano. A medida indica que a liberação da próxima parcela do pacote de socorro à Grécia não está garantido. "Assegurar a sexta parcela de 8 bilhões de euros do pacote de socorro é essencial para evitar um calote de curto prazo", afirmou o Deutsche Bank.
Por volta das 8h15 (horário de Brasília), as ações dos bancos franceses com exposição à dívida da Grécia recuavam. Entre eles estavam Société Générale (-5,80%), BNP Paribas (-5,77%) e Crédit Agricole (-4,72%). Entre os bancos alemães, o movimento também era negativo: Deutsche Bank (-1,54%) e Commerzbank (-4,42%).
O banco belga Dexia declinava 8,09%, após a agência de classificação Moody's colocar seu rating (nota) em revisão para possível rebaixamento em razão de problemas de liquidez. Os papéis dos bancos do Reino Unido também eram negociados em queda, embora sejam considerados menos expostos à divida grega. Barclays (-4,03%), Royal Bank of Scotland (-3,96%) e Lloyds Banking Group (-3,14%).
Por volta das 8h45, a bolsa de Londres recuava 1,48%, Frankfurt cedia 2,61% e Paris perdia 2,40%.
Ásia - Houve quedas acentuadas em todos os mercados asiáticos, também no embalo das perdas ocorridas em Wall Street na sexta-feira. Não houve negociações na China e na Coreia do Sul por ser feriado. Este foi o exemplo na Bolsa de Hong Kong, que estendeu as perdas e atingiu o pior resultado em mais de 28 meses. O índice Hang Seng caiu 4,4% e encerrou aos 16.822,15 pontos, o menor fechamento desde 15 de maio de 2009.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, também fechou em forte queda, com as ações dos setores financeiro e tecnológico liderando o declínio. O índice Taiwan Weighted baixou 2,93% e terminou aos 7.013.97 pontos. Na Austrália, a Bolsa de Sydney seguiu o embalo dos demais mercados regionais. O índice S&P/ASX 200 teve baixa de 2,8% e fechou aos 3.897 pontos.
Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, sofreu com os fracos resultados dos mercados norte-americanos. O índice PSEi recuou 3,35% e fechou aos 3.865,84 pontos, devolvendo todos os ganhos das últimas semanas. A Bolsa de Cingapura teve baixa com os investidores fugindo dos ativos de risco por temores sobre recuo na economia global e preocupações com a crise das dívidas na Europa. O índice Straits Times cedeu 2,0% e fechou aos 2.621,40 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 5,6% e fechou aos 3.348,70 pontos, seguindo as baixas nos mercados regionais. As perdas foram lideradas por papeis relacionados ao setor agrícola, financeiro e minerador. O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, tombou 5,2% e fechou aos 869,31 pontos.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, perdeu 1,4% e fechou aos 1.367,52 pontos, acompanhando os demais mercados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO. |
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário