Este sábado, 13, é o Dia D da vacinação contra a poliomielite. As crianças que participaram, nesta manhã, da abertura oficial no posto de saúde Aliomar Lins, no Benedito Bentes II foram recebidas com muita festa.
Elas tiveram direito a bolas coloridas, brincadeiras e ainda foram acompanhadas pelo Zé Gotinha. A imunização contra paralisia infantil foi realizada de forma descontraída.
A campanha é uma ação realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e os 102 municípios alagoanos. A expectativa dos organizadores é imunizar 276.467 crianças, correspondendo a 95% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra paralisia infantil, administrada por via oral, é destinada às crianças de zero a menores de cinco anos e segue até o próximo dia 20. Este ano, 3.520 profissionais da área de saúde participam do campanha. Existem 789 salas de vacinação entre postos fixos e volantes.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo informou que na primeira etapa da campanha, Alagoas atingiu 98% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, sendo o 1º lugar no Nordeste e 4º lugar no País.
“Para melhorar a qualidade da população precisamos unir esforços para conseguir atingir mais uma vez a meta de vacinação contra pólio”, disse Toledo.
Com apenas duas gotinhas, Vivian da Conceição, de 2 anos, foi imunizada contra paralisia infantil. A mãe da criança, Viviane da Conceição, disse que sempre leva a filha para tomar a vacina. “Ela até gosta e nem faz careta, porque já está acostumada. Quero sempre ver minha filha alegre e brincando e por isso, a vacina é importante para saúde dela”, relatou Viviane.
Também participaram da abertura da campanha, a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, e técnicos estaduais e municipais do Programa Nacional de Imunizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário