terça-feira, 14 de junho de 2011

Idade trava candidatura de Fischer à chefia do FMI


A candidatura do Governador do Banco de Israel, Stanley Fischer, foi excluída pelo FMI.

Candidatou-se à última hora e chegou a ser apontado por muitos como o substituto natural de Dominique Strauss-Kahn ao comando do FMI, mas, afinal, Stanley Fischer não reúne as condições necessárias.

Em comunicado, o FMI informa que apenas foram consideradas as candidaturas de Christine Lagarde e Agustin Carstens por estarem "em linha com o processo de selecção e com o regulamento do Fundo".

Ora as regras do FMI ditam que os candidatos devem ter no máximo 65 anos e Stanley Fischer tem 67.

Quando apresentou a candidatura, no sábado, o Governador do Banco de Israel assumiu poder tratar-se de "um processo complicado" e com possíveis "barreiras". Mesmo assim, decidiu avançar por considerar ser uma oportunidade "extraordinária" e "irrepetível".

Mas os analistas apontaram logo alguns entraves: Fischer esteve ligado ao resgate financeiro dos países asiáticos e da Rússia - por isso, com estes apoios já não contava.

Tinha nacionalidade norte-americana e israelita, - o que excluía logo o apoio dos árabes - e os europeus preferiram Christine Lagarde desde o início.

O mexicano Agustin Carstens tentou ser o candidato dos emergentes e esta segunda-feira voltou a dizer que uma candidatura europeia gera conflito de interesses, por estarem em curso os processos de ajuda externa.

Mas os apoios em torno da ministra francesa estão cada vez mais consolidados e Lagarde arrisca ser a primeira mulher no comando do FMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.