segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fitch eleva nota do Brasil por seu clima econômico "positivo"


Rio de Janeiro, 4 abr (EFE).- A agência de classificação de risco Fitch elevou nesta segunda-feira a nota do Brasil para BBB ao considerar que o clima econômico do país sul-americano passou de "estável" para "positivo".

Esta é a primeira alta de nota para o Brasil desde que as principais qualificadoras outorgassem o "grau de investimento" no início de 2008.

Fitch argumentou em comunicado que a mudança da qualificação reflete o potencial de crescimento sustentável da economia brasileira, a política fiscal a médio prazo e a melhora da liquidez, o que se reflete no crescimento das reservas internacionais do país até US$ 316,8 bilhões, segundo dados do Banco Central da última sexta-feira.

"A transição do poder à administração (da presidente (Dilma Rousseff foi suave e continua bem ancorado o consenso sobre a necessidade de tomar políticas macroeconômicas responsáveis", assinala a nota.

A agência destacou que o novo Governo, que assumiu o poder em janeiro, mostrou "sinais" de uma maior contenção na despesa que pode permitir um alívio na "pesada dívida pública" do Brasil.

A economia brasileira cresceu a uma taxa de 7,5% em 2010 e este ano, o país experimentará uma "aterrissagem suave", com um crescimento próximo a 4%.

Fitch considerou que é "importante" que se apliquem reformas tributárias e na previdência social para melhorar a estrutura das finanças públicas e do clima de negócios.

Além disso, aplaudiu as medidas que se estão tomando para atrair capital a longo prazo, o que indica uma "postura mais pragmática" para o investimento privado.

No entanto, a agência advertiu que se a dívida pública aumenta excessivamente, se poderia atingir a credibilidade do Brasil perante os credores internacionais.

O Governo reagiu imediatamente ao anúncio da Fitch por meio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que assegurou que a alta da nota é resultado da economia do país.

"Essa elevação de nível de Fitch, é o reconhecimento que a economia brasileira está mais sólida, não apresenta riscos e está sendo bem avaliada, inclusive pelas empresas de qualificação", afirmou Mantega, em declarações publicadas pela Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.