Forças líbias se aproximaram neste sábado da cidade de Zawiyah, localizada no oeste do país, após rebeldes os terem expulsado do centro durante os conflitos. Já no leste, opositores de Muammar Gaddafi vão de encontro à cidade-natal do líder.
'Eles entraram em Zawiyah às 6h da manhã com forças poderosas, centenas de soldados com tanques. Nosso pessoal resistiu. Vencemos por enquanto e os civis estão se juntando na praça', afirmou Youssef Shagan, porta-voz dos rebeldes em Zawiyah, localizada a 50 quilômetros a oeste da capital Trípoli.
Opositores do regime de Gaddafi, que dura 41 anos, estão enfrentando as forças do líder em Zawiyah há mais de uma semana, depois de rebeldes terem assumido o controle de regiões no leste líbio, em uma revolta inspirada nas quedas dos presidentes do Egito e da Tunísia neste ano.
Shagan afirmou que as forças de Gaddafi atiraram explosivos nas ruas do centro e retiraram pessoas de suas casas. Houve muitas vítimas entre civis, rebeldes e soldados, disse ele, embora nã
Nenhum comentário:
Postar um comentário