sábado, 19 de março de 2011

Após agenda intensa em Brasília, Obama vai ao Rio de Janeiro neste sábado Obama fará discurso no Theatro Municipal no domingo (20)

O presidente americano, Barack Obama, deve chegar Brasil às 8h deste sábado (19) e iniciará uma longa agenda de compromissos. Em sua primeira parada, Brasília, ele será recebido pela presidente Dilma Rousseff às 10h do Palácio do Planalto, onde subirá a rampa do palácio e ouvirá o hino nacional.

Com Dilma, Obama será levado para a mostra Mulheres Artistas e Brasileiras-Produção do Século 20, na qual será o primeiro a ver o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral. O quadro estava na Argentina e voltou ao Brasil especialmente para esta mostra.

Após um almoço e uma reunião com Dilma, Barack segue para a segunda parte de sua viagem, o Rio de Janeiro, no final da tarde. O presidente, a primeira-dama Michelle Obama e suas duas filhas devem seguir direto para o hotel Marriott, em Copacabana, na zona sul.

Roteiro turístico

No domingo (20), a programação deve começar com um voo de helicóptero até o campo do Flamengo, na Gávea, na zona sul. A diretoria do clube tenta permissão para se aproximar e entregar uma camisa oficial para o presidente. Outros times cariocas querem fazer o mesmo.

A partir do campo do time, Obama seguirá para uma visita ao Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio. A Riotur informou que as visitações ao monumento estarão suspensas desde a 0h até as 11h do domingo (20).

Em seguida, ele deve seguir para a comunidade da Cidade de Deus, na zona oeste. Durante a sexta-feira (18), cerca de cem soldados do Exército ensaiaram a passagem de Obama pela comunidade.

Após a visita a Cidade de Deus, Obama deve se reunir com autoridades do Estado em almoço.

Discurso só para convidados

O evento mais esperado seria o discurso aberto que o americano faria na Cinelândia, no centro carioca. O evento mobilizou a prefeitura da cidade, que promoveu pequenas reformas e a limpeza da praça. Entretanto, na sexta-feira (18), a assessoria da Embaixada dos Estados Unidos no Rio de Janeiro informou que o discurso do presidente vai ocorrer no interior do Theatro Municipal.

O evento será fechado apenas para cerca de 800 autoridades convidadas pelo Consulado e Embaixada dos Estados Unidos, além de outros convidados que, por ventura, o governo brasileiro queira incluir na lista. O Consulado dos EUA estuda transmitir o discurso de Obama ao público por telões.

Cerca de 500 homens das Forças Armadas vão participar da segurança só no entorno do Theatro Municipal. O controle e a varredura que será feita no interior do teatro ficarão sob responsabilidade exclusiva da Polícia Federal brasileira.

A presidente do Theatro Municipal, Carla Camuratti, disse que foi informada de que o chefe de Estado americano discursaria dentro do teatro na noite de quinta-feira (17).

- Uma bomba caiu à minha cabeça à meia-noite de quinta-feira.

Por conta da presença do presidente dos EUA, Carla disse que teve de mudar a configuração do Municipal e retirar todos os objetos e qualquer outro elemento que fizesse parte do cenário do clássico Metropolis, que abriria a temporada 2011 do teatro.

A mudança do local do discurso, entretanto, manteve uma tradição carioca. Após 90 anos sem deixar de abrir todos os dias, o tradicional bar carioca Amarelinho, na Cinelândia, não precisará fechar as portas no próximo domingo (20). O gerente José Lourenzo ficou feliz com a notícia de que o Obama cancelou o discurso público.

Após o discurso o presidente americano não tem agenda pública. A previsão é de que ele deixe o Rio de Janeiro na manhã de segunda-feira (21).

Michelle Obama

O general Adriano Pereira Junior, do Comando Militar do Leste, informou na quinta-feira (17) que a primeira-dama americana, Michelle Obama, não tem seu itinerário definido durante sua visita ao Rio de Janeiro. A primeira-dama deve visitar a Cidade do Samba, na zona portuária.

O comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, general Fernando Sardenberg, informou que 2.000 homens entre militares das Forças Armadas, policiais e agentes da Polícia Federal vão participar do esquema de segurança montado para a visita do presidente no domingo.

No sábado, o tráfego e estacionamento serão proibidos a partir das 7h em parte da avenida Rio Branco, entre as avenidas Almirante Barroso e Santa Luzia e nas ruas do entorno da praça da Cinelândia. Guardas de trânsito farão os desvios e reboque de veículos que estiverem estacionados. Já no domingo, a partir das 5h todas as transversais da avenida Rio Branco, da avenida Beira Mar até a avenida Presidente Vargas, serão interditadas. O esquema será parecido com o realizado no Carnaval para os desfiles dos blocos do Cordão do Bola Preta e Monobloco.

A estação Cinelândia do Metrô não ficará mais fechada, como informado anteriormente, e o comércio da praça poderá abrir no domingo no horário do discurso do líder americano. As ruas Evaristo da Veiga e 13 de Maio, que anteriormente seriam fechadas na noite desta sexta-feira, serão interditadas às 7h de sábado junto com os demais bloqueios deste dia.

A Rio Ônibus vai colocar nas ruas toda a sua frota – 2.088 veículos, divididos em 83 linhas – durante todo o fim de semana. A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que os motoristas evitem a região central a partir de sábado.

O espaço aéreo também sofrerá mudanças: permanecerá restrito da noite de sábado até a manhã da segunda-feira em um raio de 36 km e altitude até 5.500 m sobre a cidade. Nessa área, somente serão autorizados voos regulares partindo ou chegando ao Rio, bem como voos de aeronaves militares brasileiras, aeronaves de comitiva oficiais estrangeiras e outras previamente autorizadas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro. As que se destinem para outras localidades serão desviadas para não sobrevoar a capital fluminense.

Em relação à cidade do Rio de Janeiro, da noite sábado até a manhã de segunda-feira, permanecerá proibido o sobrevoo de 390 km² até uma altitude de 5.500 metros, que compreende o espaço aéreo desde as imediações do Aeroporto Santos Dumont até Jacarepaguá. Novamente, as medidas de policiamento do espaço aéreo poderão ser adotadas caso alguma aeronave descumpra essa orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO.
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era.