
Operação em favelas do Rio ocorre sem tiros na manhã deste domingo
Operação em favelas do Rio ocorre sem tiros na manhã deste domingo
Redação SRZD | Rio+ | 06/02/2011 18h55
Foto: Reprodução de Internet
A Polícia do Rio de Janeiro ocupou nove comunidades localizadas na região central do Rio na manhã deste domingo. Em menos de duas horas, policiais já anunciavam a ocupação completa sem que nenhum tiro fosse disparado.
A polícia começou a megaoperação às 4h, ao cercar 48 pontos nas imediações das favelas. A entrada nos morros São Carlos, Zinco, Querosene, Mineira, Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres foi iniciada às 6h.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, a operação contou com 380 agentes da Polícia Militar; 189, da Polícia Civil; 103, da Polícia Federal; e 24, da Polícia Rodoviária Federal. A Marinha também colaborou com a operação e disponibilizou 150 fuzileiros navais e 21 blindados. Também foi usado o novo helicóptero blindado da Polícia, conhecido como "Caveirão Aéreo".
A expectativa do governo é que as três novas Unidades Polícia Pacificadora (UPPs) sejam instaladas até meados deste ano. As novas UPPs devem beneficiar cerca de 520 mil pessoas que vivem em 17 bairros do entorno. A previsão é que 630 policiais integrem as unidades.
- Beltrame diz que prefere que bandidos saiam dos morros para não perder vidas em ações policiais
Em entrevista coletiva concedida após o sucesso da operação, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, reafirmou que o objetivo das ocupações é retomar os territórios comandados pelo tráfico. Ele rebateu as críticas de que, ao saberem da ocupação da polícia com antecedência, criminosos podem planejar fugas.
Ele explicou que a maioria das prisões devem acontecer após as ocupações e que a polícia vem "trabalhando com inteligência". Além disso, o secretário anunciou a ocupação de mais cerca de 40 comunidades e afirmou que a Rocinha está nos planos da polícia.
- Polícia encontra enfermaria irregular no Morro da Mineira
Durante a ocupação, policiais descobriram uma enfermaria irregular no Morro da Mineira, no bairro do Catumbi. No local foram achados diversos aparelhos médicos, além de um falso médico alemão.
A polícia ainda vai investigar se o ambulatório era usado por traficantes e ainda vão decidir se o alemão, que está com o visto vencido desde 2007, vai permanecer preso no Brasil ou se será deportado.
- O que você acha do anúncio de ações policiais que permite fuga de bandidos? Opine
Nenhum comentário:
Postar um comentário