
Polo Industrial de Camaçari ainda estava parcialmente paralisado na manhã de hoje
Do R7
* Texto:
*
*
Publicidade
O apagão que afetou setes Estados do Nordeste, incluindo a Bahia, entre a noite desta quinta-feira (3) e madrugada desta sexta (4), resultou em perda de produção e prejuízos financeiros para a indústria baiana, segundo comunicado divulgado hoje pela Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). Na nota, entretanto, a federação não diz de quanto foi o prejuízo.
O superintendente de Desenvolvimento Industrial da Fieb, João Marcelo Alves, disse que a interrupção foi significativa no Polo Industrial de Camaçari, onde parte das unidades de produção ainda estavam parcialmente paralisadas na manhã desta sexta-feira (4).
Ele disse ainda que o apagão gerou uma crise de confiança no sistema de geração e fornecimento de energia elétrica não só entre os empresários, mas da sociedade como um todo.
Confira também
* Apagão afeta oito Estados do NE
* Cidades do Nordeste ficam no escuro
* Relembre os maiores apagões do país
- Enquanto não houver um detalhado esclarecimento por parte da Chesf quanto aos motivos que provocaram o apagão e os mecanismos que serão utilizados para evitar a sua repetição, a confiança não poderá ser restabelecida. É preciso discutir ainda quem arcará com o prejuízo de empresas e da população em ocorrências como essas.
Apagão
Uma falha no sistema de controle e proteção do circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE), provocou o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste, disse ao R7 o diretor de operações da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Mozart Bandeira Arnaud.
Os Estados atingidos foram: Pernambuco, Bahia, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte do Piauí. Segundo Arnaud, o apagão começou à 0h20 e o fornecimento de energia foi sendo retomado ao longo da madrugada. O religamento foi sendo feito de maneira gradativa por precaução para evitar possíveis acidentes.
Tão logo a energia voltou ao sistema, as diversas subestações espalhadas pelo Nordeste voltaram a operar e levar energia. Contudo, oscilações ainda foram sentidas durante a madrugada, causando novas quedas no período em cidades como Salvador e Recife.
Durante o período de escuridão e poucas informações, as redes sociais ajudaram na divulgação de informações em vários pontos do Nordeste. Faltou energia nas principais capitais da região e em muitos municípios do interior e a luz foi voltando gradativamente, a partir da 0h30 desta sexta, porém de maneira lenta e ainda sofrendo interrupções, relatadas por muitas pessoas através do Twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário