segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Acidente mata 18 pessoas em pré-carnaval em Minas Gerais
Cabo de alta tensão se partiu e caiu sobre trio elétrico durante festa na cidade de Bandeira do Sul
Ao menos 18 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas, no domingo, depois que um cabo de alta tensão caiu sobre uma multidão que participava de uma festa de carnaval na cidade de Bandeira do Sul, a 443 km de Belo Horizonte (MG). A tragédia aconteceu por volta das 18h30 na Praça Nossa Senhora Aparecida, a principal da cidade, onde ocorria o 6º Carnaband, com trio elétrico percorrendo as ruas do município. Era o último dia do evento pré-carnavalesco, que começou na sexta-feira.
Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma serpentina metalizada foi jogada em um cabo transmissor de energia. O ramal entrou em curto, caiu no chão e atingiu o trio elétrico. “As pessoas que estavam em cima do trio elétrico nada sofreram por causa do isolamento dos pneus, mas quem tocou no veículo na hora da descarga elétrica foi atingido. A fiação também caiu no asfalto e energizou o solo, atingindo as pessoas na rua”, conta o capitão Edirlei Viana, do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, acompanhou a ocorrência.
Viana diz que nunca tinha visto serpentina metalizada. “Não sei se existe uma normatização, mas o Corpo de Bombeiros pode afirmar que não é um produto para ser utilizado porque em contato com a rede elétrica causa curto-circuito. Aparentava ser um produto importado. A serpentina foi apreendida pelas polícias Militar e Civil”.
As vítimas foram socorridas aos hospitais de Bandeira do Sul, Botelhos, Campestre e Poços de Caldas. O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou o número oficial de feridos, mas sabe-se que há dezenas de adolescentes e pelo menos cinco estão internados em estado grave.
A dona de casa Ana Maria, 48 anos, perdeu um primo de 20 anos no acidente. Ela diz que a cidade está em luto. “Eu não estava muito perto do trio elétrico, mas vi quando se formou uma bola de fogo e as pessoas saíram correndo. Foi a coisa mais triste. Não tem nada aberto na cidade. Todos estão de luto”, lamenta.
Com o acidente parte da cidade de cerca de 6 mil habitantes ficou sem energia por seis horas. O caso é investigado pela delegacia local.
Um acidente grave em Bandeira do Sul, no Sul de Minas Gerais, deixou 16 mortos neste domingo (27), em uma festa de pré-carnaval, segundo informação confirmada pela Polícia Militar, às 22h15. Anteriormente, o Corpo de Bombeiros havia dito que seriam 13 mortos. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma serpentina metalizada teria sido jogada em um cabo de energia. O cabo teria se partido e caído no chão, atingindo também o trio.
Segundo os bombeiros, dezenas de pessoas ficaram feridas. Elas estão sendo atendidas no Hospital Paulina Damen, em Bandeira do Sul, na Santa Casa de Poços de Caldas e no Hospital São José, em Botelhos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 12 pessoas que estavam na rua e uma que estava em cima do trio morreram. Segundo a Cemig, a serpentina metalizada teria atingido um cabo de média tensão, de cerca de 7 mil Volts. Com o acidente, a cidade está sem energia.
O pré-carnaval deste domingo (27) foi organizado pela Prefeitura de Bandeira do Sul. O G1 tentou falar por telefone com a prefeitura, mas ninguém foi encontrado.
O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Jose Julio Balducci, disse ao G1 que muitos pacientes estão sendo atendidos na Santa Casa da cidade, já que Poços fica a cerca de 20 km de distância de Bandeira do Sul, onde ocorreu o acidente.
Moradora de Bandeira do Sul fala sobre acidente com trio elétrico "Disponibilizamos toda nossa estrutura de saúde. Inclusive temos equipes de médicos e enfermeiros em Bandeira do Sul", afirmou. Segundo Balducci, a Prefeitura reservou uma área no hospital para receber os familiares das vítimas que estão em busca de informações. "Foi uma catástrofe. Tinha muita gente no trio elétrico e ainda não sabemos o número exato de óbitos, além feridos entre leves e graves", disse.
Uma professora, que pediu para não ser identificada, disse ao G1 que a praça onde aconteceu o acidente é próxima à casa dela. Mas ela não estava na hora do acidente. "Cheguei na praça e vi tudo. É inexplicável. É doído demais. Não tem só vítima da cidade. Tem vítima de Poços (de Caldas), tem vítima de Botelhos". A moradora disse que, entre os mortos, estão adolescentes. "Eu sou professora. Tenho alunos adolescentes entre os mortos. Não tem parente meu, graças a Deus. Mas é todo mundo tão amigo que parece parente", relatou a professora, ainda chocada com a notícia.
Bandeira do Sul fica a 440 quilômetros de Belo Horizonte e tem 5.340 habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A economia gira em torno da agropecuária, principalmente produção de tomate e arroz, de acordo com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CLUBNOVAERA A MELHOR WEBTV DO BRASIL E AS NOTÍCIAS NACIONAL E INTERNACIONAIS, ATUALIZADAS PARA VOCÊ. BOA TARDE. E AGRADECE A SUA VISITA. OBRIGADO. |
S.O.S Ajuda o Japão. Club Web Tv Nova Era. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário